Nossas AOCs (do francês Appellation d’origine contrôlée, Denominação de Origem Controlada)
Nossos brancos secos
Uva Melon de Bourgogne: Muscadet
Sob um clima temperado e úmido devido à proximidade do Atlântico, encontramos em Nantes o Muscadet, um vinho branco seco ligeiramente espumante com notas minerais que geralmente é consumido com peixe e frutos do mar. Os solos de xisto, gnaisse ou granito proporcionam uma boa drenagem, o que é fundamental no clima úmido. Também praticamos o amadurecimento sobre as borras, técnica que enriquece o sabor do vinho graças aos compostos aromáticos contidos nas borras, para um vinho perfumado com notas salinas.
As principais denominações à base de chenin
Anjou: são vinhos leves e elegantes, favorecidos por uma paleta de aromas de flores brancas com notas cítricas e nuances de frutas brancas.
Saumur: é um vinho macio e fresco caracterizado por aromas minerais com notas de flores brancas e frutas amarelas.
Savennières: este vinho branco seco tem um lugar especial na produção de grandes vinhos de Anjou, com excelente potencial de conservação. Ele é harmonioso e suave, rico em aromas da flor de tília, pasta de marmelo e mel. Ele também é marcado por uma forte mineralidade, leve amargor e uma excepcional persistência aromática.
Vouvray: dependendo da sua doçura, os vinhos são tenros, sensuais, amplos ou opulentos, mas sempre muito frescos. Os brancos secos são ricos e distintos.
As principais denominações à base de Sauvignon/Chardonnay
Touraine Sauvignon: a região de Touraine abriga vários terroirs em solos variados (calcário, argiloso, arenoso). É um vinho branco seco e muito aromático que exala notas de frutas onde predominam os aromas cítricos realçados pelo toque de aromas de groselha negra.
Cheverny: proveniente de solos argilo-calcários ou siliciosos, o Cheverny branco é um vinho fino e elegante que combina duas uvas: Sauvignon que exala todo o seu poder aromático e Chardonnay que reforça a elegância.
Sancerre: os terrenos que acolhem as vinhas do Sancerre são frequentemente muito íngremes e inclinados “as colinas de Sancerre”. Os brancos têm boa reputação e são invariavelmente vivos e aromáticos com notas de pêssego branco e tília.
Pouilly Fumé (branco): nos solos calcários de sílex, o sauvignon produz vinhos aromáticos, com uma característica mineral acentuada, o que dá a ele a reputação de ser um vinho “defumado”. Os melhores vinhos desta denominação podem resistir a vários anos de conservação.
IGP (Indicação Geográfica Protegida)
IGP Sauvignon: o Vale do Loire é conhecido por sua Sauvignon Blanc, que se adapta perfeitamente neste terroir. É um vinho fresco e aromático que apresenta notas de cítricos e flores brancas.
IGP Chardonnay: a Chardonnay do Vale do Loire tem uma textura frutada e uma excelente base mineral. Ela apresenta uma bela complexidade e uma boa persistência na boca.